Entender o que é o sucesso talvez seja o primeiro passo para poder alcançá-lo. Buscamos, com certa freqüência, uma resposta “pronta” para essa questão. Alcançar o sucesso é ser diretor, consultor ou doutor. É se tornar tio, pai ou mãe. É morar na cidadezinha pacata do interior. É morar na agitada cidade grande. É constituir uma família. É ser graduado. É ser aprovado em um concurso super concorrido. Enfim, podemos ficar aqui por horas e apresentar as várias possibilidades de sucesso que nos parecem corretas, mas essas alternativas não são coerentes para todos. O sucesso para um, pode ser o insucesso para o outro.
O sucesso é único de cada pessoa e por isso é preciso ter o grande cuidado de não projetar a trajetória de vida em função dos sonhos alheios. Você terá o sucesso quando alcançar o que seu coração almeja de verdade. Uma carreira profissional só terá sentido se for construída com sinceridade, com a ocupação que lhe fascina e o trabalho que lhe edifica. Ganhar muito dinheiro não é ter sucesso, é simplesmente ganhar muito dinheiro. A vida pessoal só terá sucesso efetivo se conduzida com sinceridade, com as pessoas que você ama e da forma que faz você feliz. Casar, ter filhos e constituir uma família não é ter sucesso, é simplesmente garantir a perpetuação da genética.
É necessário compreender a linha entre o querer e o conquistar. Não adianta alcançar aquilo que seus pais, irmãos e amigos desejam para você, se você não compartilhar desse desejo. O importante não é construir o que a sociedade dita como “sucesso”, mas ir em busca do que realmente faz parte de você e do seu querer mais profundo. E por ser tão íntimo e particular, a definição do que é o sucesso dependerá de você. Então, faça o que quiser fazer, mas o faça com excelência.
Josiane Fernandes Campos

Nenhum comentário:
Postar um comentário